segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Les Triplettes de Belleville

                          As Bicicletas de Belleville


                 

  Produzido por Sylvain Chomet no ano de 2003, "As Bicicletas de Belleville" é uma animação que fala da relação entre uma avó e seu neto. Uma relação onde a ausência de diálogos é predominante, as imagens irão falar muito mais do que as palavras. Os mais acostumados às imagens belas, ficarão chocados com as imagens paradoxais que o filme nos apresenta. O filme precisa antes de qualquer coisa vencer no espectador o preconceito, o receio de ver a verdade através de traços poucos harmoniosos.
Madame Souza tenta fazer de tudo para alegrar seu netinho Champion, um garotinho triste que só se sente motivado quando ganha sua bicicleta, momento inclusive que o filme parece caminhar, ganhar movimentos.
Não é um filme perfeito, mas uma idéia interessante, uma critica bem construída ao sistema de vida americano. Uma critica aos gritos exorbitantes das grandes cidades e da correria dos tempos modernos onde ficam perdidos os verdadeiros valores.
Não vou descrever o filme para vocês e nem falar dos prêmios aos quais concorreu, não é a minha pretensão, mas sim deixar aqui uma boa dica de cinema. Gostaria de trocar idéias a respeito deste delicioso filme. Não entendo nada de cinema, mas adoro filmes.
Quero usar este espaço para trocar idéias sobre este filme e aprender com a visão que cada um de vocês terão a respeito dele. Gostaria de poder disponibiliza-lo a todos, mas ainda não sei fazer uso deste recurso. Acredito que vocês conseguirão alugá-los em uma boa locadora. Bom filme.
Abraços a todos.

4 comentários:

  1. Olá amiga, tenho o prazer de ser a primeira a comentar!
    Adorei o trailer do filme, principalmente por trabalhar só com imagens. Acho que nos deixa mais curiosos para assisti-lo!
    Tentarei alugar e depois posto de novo para falar o que achei.
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  2. Amiga querida, obrigada pelo comentário. Eu tenho o filme e depois lhe empresto com todo prazer. Tenho também a trilha sonora do filme, se você quiser. ok?
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Uau!!!!
    Não consigo parar de pensar em Belleville, esse bairro popular de Paris, situado entre o 19ème, 20ème e 10ème arrondissemant. Andar por Belleville, antigo bairro chinês, é estar em paz no olho do furacao de uma profusão de povos, culturas, linguas e religiões. Sim. Há tempos, pelo menos uns 25 anos, esse bairro se tornou lar de imigrantes das antigas colônias francesas do norte da Africa e povos do oriente próximo que convivem com os antigos "chinas". Tarefa difícil é encontrar franceses por lá (nem tanto).

    Belleville não sai do meu coração e não me perguntem o porquê - não saberei responder.

    Apenas fico a pensar no mercado às 3as e sábados, no Parc de Belleville e no Parc des Buttes Chaumont e nos tantos chás de menta que tomei com meu amigo fotógrafo Walter Firmo nas várias saídas da Cité Internationale des Arts para andar "flanêur" por Paris a procura de motivos. Quantas "bouillon" de berinjela e tantos outros sabores tomei nos pequenos restaurantes da Rue Rebéval. Como dá saudade de assistir as "peladas de bowling".

    Ah... que saudade!

    Mas o post é sobre filme, né?

    Pois é. Vou assistir, certamente. Interessa-me, se fala de Belleville.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Valeu Anselmo. Belleville me parece ser um bairro legal. Espero um dia tomar chá lá também.
    O filme é muito bom e você vai gostar.
    Depois que assistir volte para falarmos a respeito.
    Abraços.

    ResponderExcluir