terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Sylvain Chomet

 
                 Sylvain Chomet nasceu em Maisons- Laffitte, 10 de novembro de 1963. Desenhista e diretor de desenhos animados. Autor do premiado "Belleville rendez-vous"  volta agora às telas com "L'illusionniste" que tem o roteiro inédito de Jacques Tati (1907-82).
   Chomet numa entrevista concedida a revista portuguesa Ípsilon, fez a seguinte declaração: "Não gosto do discurso que diz que o que é preciso é fazer animação por computador porque a animação tradicional está morta".  
          Sylvain critica a unilateralidade que o cinema de animação vem tomando nos últimos tempos, quando tudo se volta para os computadores e os desenhos à mão vão ficando extintos. Como ele mesmo disse: "Não se trata de julgar a animação tradicional ou por computador, são coisas diferentes e igualmente válidas.". O que se trata é de não se deixar perder um pelo outro, correndo o risco de perder grandes artesãos.
          Seria Chomet um anti- Disney ou simplesmente um amante dos desenhos tradicionais que vendo a direção tomada pelas animações Disney  resolve não acompanhá-las, mas sim permanecer e continuar produzindo como sinônimo de resistência. Os desenhos de Sylvain nos remetem aos velhos desenhos animados como o Hulk, He- Man, Thundercats, Scooby Doo, o Gato Felix, Flintstones e tantos outros que marcaram a nossa infância.
       
        

                     O novo filme de Chomet ainda está em cartaz em Belo Horizonte, no Pátio Savassi 2. Avenida:  Do Contorno 6061.

                                                                        "O Mágico"
     
                             
   "O Mágico" como falei acima, tem o roteiro original de Jacques Tati (ator francês).  O filme conta a história de um artista em decadência, que está perdendo seu lugar para os emergentes do Rock . Forçado então a fazer apresentações em lugares cada vez mais estranhos e obscuros, este artista numa destas apresentações  conhece Alice, uma garota que mudará para sempre sua vida.
                                                                  Trailers do filme

                                                           
 
         A filmografia de Sylvain Chomet se resume nestes dois filmes " Les Triplettes de Belleville", "L'illusionniste" e o pequeno e belo curta " Tour Eiffel", este último feito especialmente para o filme mosaico " Paris Je T'aime".
        Bom gente, particularmente, sou muito fã do Sylvain Chomet. Não sou cineasta e muito     menos critica de cinema, então deixo aqui para vocês algumas coisas que sei a respeito  deste grande cineasta e espero que vocês curtam. O espaço está aberto para trocarmos idéias sobre os filmes e se alguém souber sobre animações, sintam-se livres para compartilhar com a gente as informações. 
                                                                       
 "Tour Eiffel"
 "
 "Tour Eiffel"
"Tour Eiffel""
"As Bicicletas de Belleville"
"O Mágico"
Sylvain Chomet
Abraços galera.
                   

2 comentários:

  1. Amiga!
    Primeiro, eu amei o "Tour Eiffel"! Achei a coisa mais linda!
    E agora quero ver os outros filmes também.
    Sobre o que ele falou.. concordo.
    Uma boa animação não é feita apenas por computadores. Existem muitas boas, é verdade.
    Mas seria limitar demais o homem dizer "apenas".
    As animações feitas "à mão" são lindas, além de carregarem um valor sentimental e temporal.

    Adorei!
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  2. "Tour Eiffel" é uma das coisas mais lindas e simples que já vi no cinema. Só eu já assisti um milhão de vezes. Este curta é de uma delicadeza, uma simplicidade e leveza tão mágica.
    Interessante é que depois de assistir este curta eu vi a total possibilidade de se falar de coisas tão sérias e até de problemas de estacionamento com sutilezas.
    Valeu amiga.

    ResponderExcluir